Expressão Nacional
10/12/2007
A situação da mulher no sistema prisional brasileiro (bl.1)
O programa Expressão Nacional analisa a situação da mulher no sistema prisional brasileiro.
A discussão a respeito da situação das mulheres presas ganhou corpo com o caso da adolescente de 15 anos mantida ilegalmente em uma cela com 20 homens na cidade de Abaetetuba (PA) durante um mês. Números oficiais demonstram que situação da jovem, submetida a violência sexual, pode estar se repetindo em outros estados. Um grupo interministerial criado pelo governo concluiu que 25% das presas (6.522 mulheres) estão detidas em locais não apropriados, como presídios masculinos, cadeias, delegacias e distritos. No Brasil, há 25.909 detentas.
Estudo sobre a situação das presidiárias no país, publicado em fevereiro deste ano pela Pastoral Carcerária e mais 11 entidades, mostra que aumentou 135,37% o número de mulheres presas entre 2000 e 2006. O índice é maior que o crescimento registrado em relação aos homens, que foi de 53,36%.
Participam do debate o deputado Neucimar Fraga (PR-ES), presidente da CPI do Sistema Carcerário, e a deputada Cida Diogo (PT-RJ), sub-relatora da CPI para os casos das mulheres na prisão; Elisabete Pereira, secretária especial de Políticas para as mulheres; e o padre Gunther Zgubic, coordenador nacional da Pastoral Carcerária (CNBB).