Expressão Nacional

04/12/2007

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/12/2007

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil (bl.1)

O programa Expressão Nacional debate os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, episódio fundamental da nossa história.

Há exatos 200 anos, uma frota de mal conservados navios de guerra portugueses atravessava o Atlântico em direção ao Brasil, escoltada por uma esquadra inglesa. A bordo, quase dez mil pessoas, entre as quais o príncipe regente D. João e sua corte. Na bagagem, tudo o que podiam carregar: pratas, louças, jóias, roupas, livros, manuscritos e mapas. Em 29 de novembro de 1807, eles deixaram para trás a ameaça de deposição feita por Napoleão Bonaparte em direção a uma colônia que nunca mais seria a mesma.

A chegada da família real marcou profundamente a história do Brasil. Foi a primeira vez que um soberano europeu pisava nas terras descobertas além-mar. Muito do que o Brasil é hoje em termos de unidade e identidade nacional se deve a esta viagem, considerada fuga por alguns ou plano estratégico por outros. Ao chegar aqui, o futuro rei de Portugal D. João VI plantou a semente da independência do Brasil – além de abrir os portos, fundar uma escola de Medicina e outras medidas que serão debatidas no programa.

Participam do debate os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), que é historiador, e Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), descendente de José Bonifácio de Andrada e Silva, o "Patriarca da Independência"; Dom Bertrand de Orleans e Bragança, princípe imperial do Brasil e descendente direto de D. João VI; e Francisco Seixas da Costa, embaixador de Portugal no Brasil.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo: quarta-feira, às 9h. | Reprises: quinta-feira, às 22h; sexta-feira, às 21h; sábado, às 8h e às 23h30; e domingo, às 14h30.

NOSSAS REDES