Expressão Nacional
24/07/2024
Expressão Nacional - Pantanal e Amazônia: a tragédia da seca e dos incêndios
O Pantanal é a maior área úmida do planeta continental. Seus 210 mil km², 80% de áreas inundáveis, correspondem à soma das áreas de Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda.
A Amazônia é uma floresta tropical úmida que se estende ao longo do rio Amazonas e seus afluentes. Ele é o eixo da Bacia Hidrográfica Amazônica e desce do alto dos Andes até o Oceano Atlântico. As águas que chegam ao mar correspondem a um sexto de toda a água doce que deságua nos oceanos do mundo todo. Ambos são Patrimônio Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade pela sua importância para a sobrevivência do planeta e sua biodiversidade.
Apesar dessa grandiosidade, estamos falando de dois biomas extremamente complexos e delicados, que hoje são ameaçados pelo fogo e pela seca e podem estar perto de um ponto de não-retorno. Esse é aquele momento em que se chega a estágio crítico no qual as condições mudam de tal maneira que se torna impossível reverter para o estado anterior ou restaurar o equilíbrio original.
De acordo com cientistas, estamos vivendo um círculo vicioso: o El Niño muda o regime de águas, o aquecimento global faz subir as temperaturas e o desmatamento deixa o terreno propício a incêndios. É possível reverter esse quadro?
O Expressão Nacional faz essa pergunta para o deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e para o professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, José Francisco Gonçalves Júnior. Também participa da conversa a pesquisadora do Centro de Pesquisas do Pantanal, Cátia Nunes da Cunha.
Apresentação: Vania Alves
Direção: Chiaro Trindade
Produção: Ana Cristina