Encontro com o Autor / a Autora
07/08/2025
Encontro com a Autora Tati Bernardi
A escritora, roteirista, colunista e apresentadora paulistana é a convidade da 67ª edição do programa Encontro com a Autora. Tati Bernardi conversa com o público principalmente sobre seu romance A boba da corte, publicado em 2025 pela editora Fósforo.
A autora tem formação em publicidade e estuda psicanálise há cerca de dez anos. Publicou dez livros, alguns deles pela Companhia das Letras. Explora temas como maternidade, relacionamentos e ansiedade, entre outros. Seu livro Depois a louca sou eu foi um best-seller, vendendo cerca de 70 mil exemplares. A adaptação da obra para o cinema contou com a atuação premiada da atriz Débora Falabella. É cronista da Folha de S.Paulo há 13 anos. Na mesma plataforma, criou e apresenta também os podcasts Se ela não sabe, quem sabe? e Meu inconsciente coletivo.
Para o canal Universa UOL, roteiriza e apresenta o videocast Desculpa alguma coisa. Seu canal no Youtube tem três programas: Desculpa o transtorno, junto com o psicanalista Christian Dunker; Reparação histérica, junto com a jornalista Milly Lacombe e a roteirista Manuela Cantuária; e Você não sabe o que eu sofri, que entrevista pessoas sobre dores e frustrações amorosas.
Como roteirista, assinou os longas-metragens Meu passado me condena 1 e 2, que juntos somaram mais de 5 milhões de espectadores. Na televisão, colaborou com séries, programas de humor e novelas para a Rede Globo, incluindo Filhos da pátria, Vida da gente (2012) e Sangue bom (2013). Também escreveu peças para o teatro, incluindo trabalhos com o humorista Fábio Porchat.
A boba da corte
Para comemorar seu aniversário de 43 anos, Tati decide organizar uma festa em seu apartamento, em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo. Durante a celebração, ela recebe uma mensagem preocupada de uma amiga contando que errou o endereço e foi parar em “um lugar medonho”: o Largo do Maranhão, no Tatuapé, bairro onde Tati cresceu. O pavor da amiga desencadeia em Tati uma crise de pânico, que a obriga a deixar a sala, os convidados e a certeza momentânea de seu pertencimento de classe. Tati Bernardi entrelaça, no novo romance, questões sociais, políticas, amorosas e familiares, expondo feridas comuns a todos aqueles que ascendem socialmente. O texto autossociobiográfico acrescenta camadas de ironia e humor às narrativas de mudança de classe. Além de um relato autoficcional, o livro é também um retrato ácido da elite progressista brasileira e suscita uma questão inadiável: o que os bem-nascidos e herdeiros deixam de legado para o país?
Este programa é fruto de uma parceria entre o Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados com o apoio da TV Câmara.
Apresentação: Maíra Brito e Maria Amélia Elói