Encontro com o Artista
20/12/2014
Exposição coletiva "Arte Cidadã"
Encontro com o Artista é um programa de entrevista com artistas plásticos e fotógrafos que expõem suas obras nas galerias de arte da Câmara dos Deputados. Esta edição apresenta a exposição coletiva Arte Cidadã, com os artistas Antônio Karneiro, Bráulio Bittencourt, Paulo Maurício, Pedro Gadelha e Taigo Meireles.
Autodidata, Antônio Karneiro apresenta quatro obras em óleo sobre tela que seguem o estilo clássico das escolas europeias – realismo, impressionismo, surrealismo, cubismo e o expressionismo –, mas também passeiam pela pop arte. Ele utiliza temas recorrentes, com objetos que fizeram parte de sua infância sertaneja, como cercas, potes de argila, mulheres grávidas e casebres rústicos.
Já o artista mineiro Braulio Bittencourt participa com quatro obras que utilizam técnica mista sobre tela. O pintor Paulo Maurício nasceu em Petrópolis (RJ) e radicou-se em Brasília em 2002. Deficiente visual, com campo de visão inferior a 70 % de uma visão normal, ele apresenta quatro telas de pop arte pintadas em acrílico sobre tela. A temática gira em torno do cotidiano humano, com automóveis e outras imagens com cores e formas em perspectiva.
Pedro Gadelha trabalha de forma artística, maquetes e dioramas que imitam a realidade da arquitetura integrada à natureza. Partindo de projetos próprios ou reproduzindo situações já existentes, o artista procura dar seu toque pessoal a quatro maquetes, com um alto nível de detalhamento.
O pintor Taigo Meireles é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília – UnB e lecionou pintura na Faculdade de Artes Dulcina de Morais. As quatro obras expostas são baseadas em pesquisas realizadas em jornais e Wikipédia para encontrar os elementos que darão ideia às telas. Utiliza tinta, reproduções e fotografias.