Elas Pautam
20/06/2025
Elas Pautam - Partos por cesarianas no Brasil
O Brasil apresenta uma das taxas mais altas de cesarianas do mundo, ocupando o segundo lugar no ranking mundial, com cerca de 60% dos partos realizados por meio desse procedimento na rede pública. Esse índice está bem acima da recomendação da Organização Mundial da Saúde - OMS, que sugere que apenas 15% dos partos sejam cesáreas. No setor privado, a situação é ainda mais preocupante. Dados da Agência Nacional de Saúde mostram que quase 82% dos partos realizados são por cesarianas.
Diversos fatores contribuem para essa realidade, incluindo a percepção de que a cesárea é uma opção mais segura e previsível; a conveniência para médicos e pacientes, e a falta de informações adequadas sobre os benefícios do parto normal. Além disso, a remuneração médica, que tende a ser mais vantajosa para a cesárea, também influencia essa escolha.
O programa Elas Pautam conversa sobre os diversos aspectos que envolvem a decisão pelo parto normal ou cesariana, com as seguintes convidadas:
- Deputada Flávia Morais (PDT-GO);
- Marianne Lucena - Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Uiversidade de Brasília - UNB.
Apresentação: Regina Assumpção
Direção: Rosana Ferreira
Produção: André Lage