Elas Pautam
15/11/2024
Elas Pautam - Alistamento militar feminino
Nesta edição, falaremos sobre as meninas que completarem 18 anos e poderão se alistar nas Forças Armadas pela primeira vez. A regra valerá a partir de 2025, mas, ao contrário dos homens, o alistamento será voluntário. Essa mudança ocorre com o decreto assinado em agosto pelo presidente Lula. Atualmente, as mulheres só podem ingressar nas Forças Armadas por meio de concursos específicos, onde atuam em funções administrativas, na saúde, engenharia, mecânica e até mesmo como aviadoras.
Em outros países, a realidade não é muito diferente. A maioria tem cerca de 20% do efetivo feminino, segundo dados da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Alguns países já têm serviço militar obrigatório para mulheres, como Israel, Coreia do Norte, Noruega, Suécia e, a partir deste ano, também a Dinamarca. Por aqui, as Forças Armadas têm 326 mil homens e 34 mil mulheres.
Quem conversa com a gente sobre este tema é a autora do projeto de lei que reserva para as mulheres 30% das vagas no serviço militar, a deputada Laura Carneiro, e a promotora de justiça militar, Dra. Caroline Piloni.
Convidadas:
- Deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) Autora PL
- Dra. Caroline Piloni I Promotora de Justiça Militar
Apresentação: Regina Assumpção
Direção: Rosana Ferreira
Produção: André Lage e Danielle Vaz