Comitê de Imprensa
29/08/2013
Comitê de Imprensa discute o rádio e as novas mídias
A audiência da TV vem caindo. E não estamos falando de migração de audiência de um canal para outro. A queda de audiência é estrutural. Só para dar uma ideia: no ano passado, a audiência da TV aberta perdeu 7% do seu público. Enquanto isso, houve um crescimento de 29% nos acessos a sites de notícias.
No meio disso, um veículo que sempre esteve na mira dos alarmistas vem resistindo bravamente. Quando surgiu a televisão, disseram que o rádio ia acabar; mas ele não apenas resistiu, como continuou a crescer e a se adaptar às inovações. Agora, com as mídias digitais corroendo a audiência da TV, o rádio vem se destacando como o veículo que mais está sabendo aproveitar as vantagens da interatividade.
Sem falar nos sinais claros de crescimento da audiência do rádio nos automóveis, nos dispositivos móveis, especialmente nos aparelhos celulares. Este é o tema do Comitê de Imprensa, que recebe o jornalista José Maria Trindade, da Rádio Jovem Pan, e a jornalista e professora de rádio na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, Nélia Del Bianco.