Comitê de Imprensa

19/12/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/12/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Luiz Cláudio Cunha (repórter): Operação Condor

Porto Alegre, sexta-feira, dia 17 de novembro de 1978. O General Figueiredo era o ditador da vez. O jornalistas Luiz Cláudio Cunha e o fotógrafo João Batista Scalco, da revista Veja, saem pra checar uma denúncia anônima, sobre o desaparecimento de dois uruguaios. Entram num apartamento e terminam testemunhando o seqüestro do casal Universindo Díaz e Lilian Celiberti, a ponta de um fio que terminaria revelando a existência de uma espécie de Mercosul do Terror – a famosa Operação Condor, um condomínio formado pelas forças armadas do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Brasil para a prática de perseguição, tortura e assassinato de presos políticos.

Trinta anos depois daquilo tudo, Luiz Cláudio Cunha finalmente apresenta integralmente os fatos que descobriu em plena ditadura, e que vinha mantendo em segredo para proteger suas fontes. Nas 443 páginas do livro “Operação Condor. O seqüestro dos uruguaios – uma reportagem dos tempos da ditadura”, levanta-se o véu sobre um dos episódios mais reveladores dos métodos truculentos dos ditadores latino-americanos.

As 86 semanas de investigação e as denúncias publicada pela revista Veja renderam a Luiz Claudio e João Batista Scalco o Prêmio Esso de Reportagem. Esta edição especial do Comitê de Imprensa recebe o repórter Luiz Cláudio Cunha.

Comitê de Imprensa

Uma conversa com jornalistas políticos sobre grandes temas do País, a pauta do Plenário e das comissões na semana que passou e as perspectivas da semana que entra.

NOSSAS REDES