Casa das Palavras
18/06/2015
Conversas literárias de alto nível com Salgado Maranhão, Heitor de Andrade e Carlos Marchi
Estamos novamente com você para mais uma temporada do Casa das Palavras, o programa de livros da TV Câmara. Hoje, um programa bem variado. Vamos ter a participação de um dos poetas mais interessantes da nova safra da poesia brasileira: Salgado Maranhão, que também é letrista gravado por gente famosa, e vencedor do Jabuti, um dos mais importantes prêmios literários do Brasil.
As ditaduras odeiam os poetas. Pode investigar: logo depois de um golpe os primeiros a serem perseguidos são os poetas. Será que eles são tão perigosos assim? O poeta e jornalista Heitor de Andrade que o diga. Ele foi o primeiro autor a ter um livro queimado durante a ditadura militar.
E por último, um autor especial falando sobre um personagem especial: o jornalista Carlos Marchi antecipa detalhes da biografia do piauiense Carlos Castello Branco, o mais importante colunista político da história do Brasil. Castelinho, com quem eu tive a honra de trabalhar na sucursal do Jornal do Brasil em Brasília, entrou para a Academia Brasileira de Letras pela qualidade do texto da famosa Coluna do Castelo no JB.
Apresentação - Paulo José Cunha