Câmara Ligada
26/08/2016
Mulheres negras e as novas mídias
Esta edição fala da visibilidade da mulher negra e de sua representatividade por meio das redes sociais e novas mídias. Qual a importância do fortalecimento das mídias negras? A produção de conteúdo, o debate em torno da comunicação, do feminismo e da negritude trazem novos espaços voltados à valorização da identidade negra. Diferentes jovens, por todo país, estão ganhando espaço falando do protagonismo de mulheres negras na comunicação, mulheres que estão escrevendo realidades, sujeitas à própria escrita.
Atração Musical:

Thabata Lorena mistura o rap com sonoridades nordestinas e da cultura popular. Nasceu no Maranhão, cresceu na periferia de Brasília e se tornou cantora, atriz e arte-educadora. Em 2014, acompanhada da banda Dona Imperatriz, ela lançou o primeiro disco, trazendo composições que enfatizam o empoderamento da raça negra. Recentemente, gravou o DVD do trabalho “Novidades Ancestrais”.
Convidados:
Isabel Clavelin é jornalista e assessora de Comunicação da ONU Mulheres Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e mestra em Comunicação pela UnB (2011) na área de mídia, gênero e racialidade. É professora dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e de Serviço Social da Universidade Católica de Brasília.
Lorena Monique, mais conhecida como “Neggata” pelo seu canal no YouTube. Cientista Social de formação, é ativista e apreciadora da cultura negra. Atua como blogueira para o site The HuffPost Brasil.
Participação especial das Ashantis Negras, um grupo de dança que se insere no universo da arte e da moda, focando na identidade e autoestima negras.
A blogueira desta edição será Ionara Silva, jornalista, produtora e integrante do Conselho de Especialistas do Câmara Ligada.
Na plateia: alunos do CED São Bartolomeu, CED 02 e 04 de Sobradinho.
Apresentação - Evelin Maciel
Direção - Chiaro Trindade
Produção - Carol Barboza