Câmara Hoje
30/10/2018
Câmara Hoje - 30/10/2018
Encerradas as eleições gerais e com a vitória do deputado Jair Bolsonaro para a presidência da República o país se prepara para viver um novo cenário político em 2019.
O primeiro discurso: Bolsonaro fala em liberdade política, religiosa e de opinião como princípios fundamentais e também sobre mudanças na política externa para o aumento de recursos para estados e municípios. Alguns dos compromissos assumidos pelo presidente eleito vão ter que passar pela análise do Congresso.
Os presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal e da Câmara falam da importância da unidade do país nesse momento. Nos estados, os governadores eleitos vão precisar negociar com um Congresso que também se renovou.
Nesta semana pós eleições, os deputados têm alguns projetos para analisar como o do cadastro positivo obrigatório. O Plenário pode concluir a votação da proposta que prevê financiamento para as santas casas com recursos do FGTS. Os deputados também devem analisar o projeto de lei que que reformula a Política Nacional do Turismo e permite ao capital estrangeiro controlar empresas aéreas.
Mais destaques desta edição:
- A transição de governo começa na próxima semana;
- O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, ressaltou que os governantes devem respeito à Constituição. Quem também se pronunciou foi o presidente Michel Temer, que falou sobre o governo de transição;
- O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, parabenizou o recém-eleito presidente da República pelas redes sociais e ressaltou a importância de um Brasil unificado;
- O candidato derrotado, Fernando Haddad, preferiu não telefonar para Bolsonaro e se limitou a escrever uma mensagem no twiter;
- Veja ainda detalhes da eleição: Jair Bolsonaro foi com o voto de 57 milhões de brasileiros. Tranquilidade e votação rápida, sem filas, marcaram o clima das eleições nesse segundo turno. As eleições de domingo resultaram numa grande fragmentação partidária nos governos estaduais. Treze partidos elegeram governadores. Na agenda dos parlamentares que tomam posse em fevereiro estão propostas que interessam aos novos governadores, como a Reformas Tributária e da Previdência.
Siga-nos no YouTube em outras redes sociais:
Apresentação - Vera Morgado