Câmara Hoje
16/04/2015
Câmara Hoje Tarde: Presidente do BNDES presta depoimento à CPI da Petrobras
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, participou de audiência pública nesta quinta-feira na CPI da Petrobras. Coutinho veio falar sobre o financiamento, pelo banco, da criação da empresa Setebrasil, formada para construir sondas de perfuração do pré-sal. De acordo com o ex-gerente de serviços da Petrobras Pedro Barusco e com o ex-diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, a Setebrasil subcontratou estaleiros que teriam efetuado o pagamento de propinas a diretores da Petrobras e ao tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Questionado pelo relator da CPI, Luciano Coutinho afirmou que o banco não desembolsou nenhum recurso para a empresa.
A Comissão Especial da Reforma Política está na reta final das audiências públicas e se dedica a ouvir os presidentes dos maiores partidos. Hoje foi a vez de Aécio Neves, do PSDB, e Mendonça Filho, vice-presidente do DEM. Semana que vem será a vez de Rui Falcão, do PT, e, na outra semana, Michel Temer, do PMDB. O relator da matéria acredita que uma semana depois já poderá apresentar seu relatório, para que seja aprovado na comissão até 15 de maio.
O novo ministro da Educação esteve hoje no Congresso Nacional para o relançamento da frente parlamentar mista dedicada ao setor. Renato Janine Ribeiro considerou uma ótima oportunidade para estreitar o relacionamento com o Parlamento, onde tramitam várias matérias relativas à educação.
Também foram relançadas nesta semana a Frente Parlamentar Pela Qualidade da Hotelaria Brasileira; e a Frente Parlamentar de Assistência Farmacêutica.
Confira essas e outras notícias nesta edição do Câmara Hoje.
Apresentação – Adriana Marcondes e Lincoln Macário