Câmara Hoje
05/03/2015
Câmara Hoje 20h - 5 de março de 2015

A segunda reunião da CPI da Petrobras foi marcada por tensão, bate-boca e pela presença do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ele se colocou à disposição da CPI para qualquer esclarecimento, caso o nome dele apareça na lista de envolvidos na Operação Lava Jato. O depoimento do ex-presidente da estatal Pedro Barusco, delator da Lava Jato, foi marcado pelo presidente da comissão, deputado Hugo Motta, para a próxima terça-feira (10), às 9h30 mas ainda depende de autorização judicial.
Primeiro dos 39 ministros a vir explicar trabalhos da pasta, Aldo Rebelo, da Ciência e Tecnologia, defende integração entre pesquisadores e iniciativa privada. O ministro reconheceu o papel da Câmara dos Deputados na aprovação de propostas que vão ajudar a reduzir a burocracia para a pesquisa e a inovação no Brasil. Ele ressaltou a importância da Emenda Constitucional 85, que estimula o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação, e o projeto de lei de acesso à biodiversidade.
Plenário aprova texto-base do projeto que cria a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, antes conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência. O texto seguirá para o Senado. Entre outras medidas, o texto define o que é considerado deficiência e prevê atendimento prioritário em órgãos públicos para as pessoas com deficiência, além de dar ênfase nas políticas públicas.
Está pronto para ser votado o projeto de lei que renegocia dívida de R$ 4 bilhões dos clubes de futebol brasileiros. A proposta pode ser analisada em plenário na semana que vem.
São os destaques desta quinta-feira, 5 de fevereiro.
Apresentação — Sandra Amaral