Câmara Hoje
05/03/2015
Câmara Hoje 13h: confira os destaques desta quinta-feira
A reunião da CPI da Petrobras movimenta o corredor das comissões da Câmara nesta quinta-feira. O presidente Eduardo Cunha foi à reunião e se colocou à disposição da CPI para esclarecer denúncias da Operação Lava Jato.
Nessa quarta-feira foram eleitos os novos presidentes que vão comandar os trabalhos nas comissões permanentes da Câmara. Nas comissões acontecem debates abertos a toda a população sobre temas específicos que afetam o dia a dia da sociedade e que podem virar lei. Apenas a Comissão de Direitos Humanos ainda não escolheu presidente. Um impasse entre duas candidaturas adiou a eleição para a semana que vem. Confira no vídeo os presidentes eleitos.
O Plenário da Câmara faz hoje uma comissão geral para ouvir o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo. Esta é a primeira de uma série de comissões gerais que devem acontecer toda quinta-feira para ouvir ministros de estado.
Ontem (4) o Plenário da Câmara aprovou requerimento de convocação do ministro da Educação, Cid Gomes, para explicar declarações dadas durante visita à Universidade Federal do Pará, quando teria reclamado do comportamento de parlamentares. Se o ministro não vier, pode sofrer processo por crime de responsabilidade. A data ainda não foi marcada. O último ministro convocado para falar em plenário foi em 1991.
Os deputados também aprovaram, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição que aumenta de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos ministros dos tribunais superiores. De acordo com o texto aprovado, a aposentadoria compulsória aos 75 anos poderá ser ampliada para todos os servidores públicos por uma lei complementar a ser discutida pelo Congresso Nacional.
Foi relançada nesta quinta-feira a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude. A deputada Luizianne Lins, do PT do Ceará, coordenadora da frente, quer reforçar a abordagem do tema no Congresso.
Também foi reativada hoje a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Aids. Entre os desafios está o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a garantia do combate à discriminação. A deputada Érika Kokay, do PT do Distrito Federal, é uma das coordenadoras da frente.
Apresentação – Adriana Marcondes