Câmara Hoje
04/02/2015
Câmara Hoje 20h - 4 de fevereiro de 2015
Plenário aprova Medida Provisória que muda regras para parcerias entre a administração pública e as organizações não governamentais. Presidente cria comissão especial para analisar proposta de reforma política – enquanto isso, movimentos sociais fazem ato por convocação de Constituinte exclusiva para tratar do tema.
A oposição conseguiu as assinaturas necessárias para a instalação de uma nova CPI da Petrobras, que dessa vez será exclusiva da câmara. O anúncio coincidiu com a saída de Graça Foster da estatal. Outras três CPIs devem ser instaladas na Câmara: uma vai investigar as pesquisas eleitorais; a segunda é sobre planos de saúde; e a terceira, sobre as causas da violência no país.
O novo líder do PT disse hoje que o partido quer a relatoria ou a presidência da CPI da Petrobras que deve ser criada na próxima semana. O deputado Sibá Machado, do PT do Acre, foi escolhido como líder da legenda na Câmara por aclamação em reunião do partido, que aconteceu na manhã desta quarta-feira.
O Câmara Hoje continua exibindo pequenas entrevistas para que os parlamentares que tomaram posse no domingo falem sobre as prioridades do mandato. A do estreante como deputado federal, Carlos Gomes, do PRB gaúcho, é buscar melhorias para a saúde.
A deputada Júlia Marinho também é novata na Câmara. A parlamentar, que é do PSC paraense, afirma que vai concentrar esforços em duas áreas neste primeiro mandato como deputada federal.
Nesta semana, o debate sobre o direito dos povos indígenas voltou à pauta da Câmara. 51 representantes dos caiapó, índios que vivem no Pará e no Mato Grosso, passaram quase três dias na estrada e vieram a Brasília para tentar se reunir com o novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Apresentação – Sandra Amaral