Câmara Hoje

19/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Novos deputados se preparam para assumir mandatos

Novo mandato, novos desafios. Se já é assim para quem têm experiência no Congresso Nacional, imagina para quem está tomando posse pela primeira vez como deputado federal.

Esta é a realidade de praticamente quatro em cada 10 dos deputados eleitos. (38,6%) Ou seja, são 198 novos parlamentares entre os 513 da Câmara. Eles vêm de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os estados que mais contribuíram para a renovação da Câmara foram São Paulo (29), Rio de Janeiro (17) e Bahia (14). Já entre os partidos, os que mais trouxeram sangue novo foram o PMDB (27), o PSDB (25) e o PT (21).

Para os novos deputados, a Câmara preparou uma força-tarefa até o dia 13 de fevereiro. Reuniu em um só lugar todos os serviços e informações que o parlamentar vai precisar para exercer o mandato. É onde o parlamentar que está chegando pode, por exemplo, cadastrar a digital, necessária na hora de registrar presença e votar no plenário. A ideia de toda essa mobilização é mostrar como as coisas funcionam por aqui. E isso é fundamental, já que os deputados de primeiro mandato chegam cheios de vontade de fazer diferença. É o caso do deputado Marcelo Aro, do PHS mineiro.

“Hoje o Brasil precisa de vários debates e reformas, na educação, segurança pública, economia. Chegamos com vontade de ajudar o Brasil nesse desenvolvimento.”

Outro deputado que chega com esse espírito é Lúcio Mosquini, do PMDB de Rondônia.

"Vai ser uma legislatura de intenso debate. Não da para ser ignorante e ter posição preestabelecida. O importante é ouvir as bases, quem realmente conhece a matéria proposta para depois se posicionar, não importa se é governo ou oposição. Tem que votar de acordo com a consciência, orientação partidária, base, sempre buscando o melhor."

Reportagem — Ginny Morais

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE