Câmara Hoje
04/11/2014
Líder do PMDB aposta em bloco para disputar presidência da Câmara
A terça-feira foi de muita negociação política aqui em Brasília. O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha, declarou hoje que sua candidatura à presidência da Câmara já está em pleno curso e continua avançando. No Palácio do Planalto, o governador do Ceará chegou a propor a criação de um novo partido para dar mais sustentação à base de apoio da presidenta Dilma no segundo mandato.
Cid Gomes levou o governador eleito do Ceará, Camilo Santana, para o encontro com a presidenta Dilma no Palácio do Planalto. Saiu da conversa sugerindo que a base de apoio do governo seja reformulada com a constituição de uma frente de partidos que poderia dar origem a uma nova legenda, agrupando siglas como o PDT e PCdoB.
O líder do governo, que também esteve no Palácio do Planalto para outra reunião com os representantes dos partidos aliados, comentou a proposta – que considera uma entre várias possíveis mudanças na sustentação política do governo.
Na Câmara, o líder do PMDB saiu da reunião do partido mostrando otimismo quanto à indicação dele para disputar a Presidências da Casa. Eduardo Cunha disse que o projeto tem avançado com a permissão para que ele costure a formação de um bloco que dê sustentação a essa candidatura.
Meses atrás, Eduardo Cunha liderou a formação do chamado blocão, reunião de legendas que mesmo fazendo parte da base da presidenta Dilma anunciou uma postura de mais independência diante do governo. O líder do governo também comentou uma possível volta do blocão como base de apoio à candidatura de Cunha à Presidência da Câmara.
Edição — Tião Vicente