Câmara Hoje
27/10/2014
Câmara Hoje repercute resultado do segundo turno das eleições

O Câmara Hoje repercute o resultado do segundo turno das eleições, com reportagens especiais, links ao vivo e comentários dos cientistas políticos convidados — o professor Rafael Favetti e o analista legislativo Juliano Pires.
Com 51,64% dos votos válidos, Dilma Rousseff, do PT, foi reeleita presidente da República para um mandato de quatro anos. A diferença entre Dilma e Aécio Neves foi de apenas de 3,5 milhões de votos. O candidato tucano recebeu 48,36% dos votos. O índice de abstenção foi alto: 21%, ou seja, 30 milhões de eleitores não votaram.
Nessas eleições, algumas surpresas: o PSDB perdeu no estado de Aécio Neves, Minas Gerais, e o PT no estado onde a presidente Dilma Rouseff fez a carreira politica dela, o Rio Grande do Sul.
A disputa para presidente da República foi a mais acirrada da história eleitoral do País. Os números das urnas mostraram um país dividido no segundo turno. O resultado das urnas confirmou a divisão que muitos já tinham percebido nas ruas, nas pesquisas eleitorais e nas redes sociais.
Nesse segundo turno das eleições, a participação dos eleitores nas discussões políticas foi grande também no universo virtual. As eleições brasileiras já entraram para a história como o processo eleitoral mais comentado no mundo no Facebook.
O PMDB foi o partido que elegeu mais governadores e vai comandar sete estados. PT e PSDB elegeram, cada um, cinco governadores. Em seguida aparece o PSB, que elegeu três governadores. PDT e PSD conquistaram cada um dois governos estaduais. E finalmente, PCdoB, PP e PROS, elegeram um governador cada.
Passado o período eleitoral, o Plenário retoma os trabalhos nesta terça-feira (28), a dois meses do fim do ano e do fim dos mandatos dos deputados, com pauta trancada e previsão de temas polêmicos.
Narração — Claudia Brasil