Câmara Hoje
05/10/2014
DF é a região do país com maior apreensão de material de campanha ilegal
O Distrito Federal foi a região do país onde ocorreu a maior apreensão de materiais de campanha ilegal. Foram, ao todo, 350 toneladas. Outro problema foi a demora para o eleitor conseguir votar, principalmente por erros na identificação biométrica, aquela feita pela digital do eleitor. No DF, mais de 1,8 milhão de pessoas foram às urnas neste domingo.
A segurança foi reforçada com a presença de mais de oito mil policiais nas ruas. Mas o maior problema para o eleitor foi a demora na hora de votar. Quarenta urnas tiverem que ser substituídas por causa de diversos defeitos. O maior deles foi a dificuldade de o sistema fazer a identificação biométrica, uma inovação nestas eleições.
Houve seção em que algumas pessoas chegaram a esperar mais de uma hora para conseguir votar. Houve casos de eleitores que tentaram oito vezes ter suas digitais lidas pela máquina, antes de se dirigir à urna para votar. A demora gerou grandes filas. As pessoas levavam, em média, dois minutos e meio na cabine.
Problemas com as urnas biométricas se repetiram em outras cidades do país. Mas o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, disse que é uma questão de aprendizado.
Reportagem - Mariana Monteiro