Câmara Hoje
23/09/2014
Câmara tem programas de preservação de seus 210 mil metros quadrados de jardins
Com a chegada da primavera, Brasília se enche de novas cores. Os ipês amarelos, rosas e roxos dão lugar às sapucaias rosas-chá e aos jacarandás lilás. Aqui na Câmara, alguns projetos em análise têm o objetivo de ajudar a cultivar as plantas.
O Bosque dos Constituintes, com as árvores plantadas pelos deputados que ajudaram a escrever a Carta de 1988, está cada vez mais frondoso. Todos os anos, o departamento de bosques e jardins da Câmara promove o evento “Abrace o parque”, em que funcionários da Casa plantam árvores que servem como um anel de proteção para o já histórico bosque. O próximo passo é conseguir o tombamento do parque onde está o bosque.
A Câmara tem também um viveiro onde são cultivadas cerca de 150 espécies de plantas. Uma vez por mês, ele é aberto à população que pode conhecer as plantas e o processo de cultivo, e depois levar para casa mudas e adubos produzidos ali. Ao todo, a Câmara cuida de 210 mil metros quadrados de áreas verdes, divididos em jardins grandes e pequenos, como o do Salão Verde.
Outro projeto interessante é o Jardim dos Sabores, no décimo andar do prédio anexo 4 da Câmara. Ali são cultivadas exclusivamente plantas comestíveis, que podem ser utilizadas nas refeições do restaurante, que fica ao lado da plantação e serve aos deputados, funcionários e visitantes.
Reportagem - Mariana Monteiro