Câmara Hoje
26/08/2014
Congresso debate liberação da maconha para fins medicinais
O Congresso Nacional retomou nos últimos meses a discussão de um tema polêmico: a liberação do uso da maconha para fins recreativos e terapêuticos. Nesta semana, o Senado realizou seminário sobre o tema, com a presença de especialistas e pais de pacientes que fazem uso da droga para combater doenças.
Lúcia Bezerra é mãe de Vítor, que tem 21 anos e sofre de epilepsia. Ela conseguiu importar o óleo de canabidiol, extraído da maconha, depois de uma liminar na Justiça. O medicamento reduz as convulsões de Vítor.
O senador Cristovam Buarque, relator da proposta, disse ser favorável à regulamentação imediata do uso medicinal da maconha, deixando para o futuro o debate sobre o uso recreativo da droga.
André Kiepper é pesquisador da Fiocruz e estudioso do Marco Regulatório da maconha em outros países. Ele é autor da sugestão popular que pede a regulamentação do uso da droga.
O psiquiatra Leonardo Moreira lembra que a maconha produz dependência, e critica a confusão entre o uso da droga e do princípio ativo de componentes da planta.