Câmara Hoje
11/06/2014
CPI Mista ouve presidente da Petrobras
A presidente da Petrobras, Graças Foster, falou hoje à CPI Mista que investiga irregularidades na estatal. É a quarta vez que ela vem ao Congresso falar sobre isso. Na comissão, ela é a primeira pessoa a prestar depoimento.
Graça Foster fez uma apresentação de uma hora. Ela falou sobre a compra da refinaria de Passadena, nos Estado Unidos, repetiu que foi pago no total 1 bilhão 249 milhões de reais no negócio. Depois foi necessário um investimento de 650 milhões de reais. Hoje, a refinaria produz 100 mil barris de petróleo por dia. Graça Foster mais de uma vez reconheceu que não foi um bom negócio.
Ela também falou sobre a construção da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, que está sob suspeita de superfaturamento. Pelo projeto inicial, a obra sairia por 2 bilhões e 400 milhões de reais. Mais vai custar mais de 18 bilhões.
O relator foi o primeiro a interrogar. Só ele, tinha 139 perguntas, o que provocou reclamações de parlamentares da oposição. Como forma de protesto, o deputado Fernando Franceschini levou uma pizza para o plenário da comissão.