Câmara Hoje
11/06/2014
Parlasul discute os entraves para acordo entre Mercosul e Europa
Os desentendimentos entre Brasil e Argentina, que emperram as negociações de um acordo comercial do Mercosul com a Europa, finalmente serão discutidos pelos parlamentares do mercado comum sul-americano. A decisão foi tomada esta semana pelos deputados do Mercosul.
Os parlamentares solicitaram informações ao Mercosul sobre os entendimentos com a União Europeia, para analisar o caso na reunião do mês que vem. O Brasil prefere um acordo entre o bloco sul-americano e os europeus. Para isso os outros países-membros - Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela - precisam concordar em zerar suas tarifas de exportação. Os argentinos ainda não concordaram. Para o deputado Dr. Rosinha, um dos 37 representantes brasileiros no Parlasul, foi um passo importante para começar a destravar o acordo com os europeus.
Presente À reunião, o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, defendeu a construção de um porto de grande porte em seu país. O Parlasul resolveu acompanhar permanentemente a questão das ilhas Malvinas/Falklands, uma possessão britânica reivindicada pela Argentina. E o pedido da Bolivia para integrar o bloco será analisado como prioridade.