Câmara Hoje

10/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Comissão debate programa de alfabetização de adultos promovido há dez anos

A Comissão de Educação realizou uma audiência para conhecer melhor o resultado de um projeto que está conseguindo reduzir o analfabetismo entre adultos em regiões do interior do país. O Mova-Brasil, criado pela Federação Única dos Petroleiros, a Petrobras, e pelo Instituto Paulo Freire utiliza a metodologia desse importante educador brasileiro, que partia da própria realidade dos alunos para ensinar a leitura e a escrita. Os deputados estão atentos para resultados alcançados nessa área, já que o Plano Nacional de Educação, aprovado na semana passada, tem como meta a erradicação do analfabetismo até 2024.

Há dez anos, o método Paulo Freire é a base do projeto Mova Brasil, que já alfabetizou 250 mil adultos em 1.500 municípios brasileiros. Filha de pequenos agricultores, com 10 irmãos, até os 40 anos, Judite não sabia ler nem escrever. Há três anos, passou a frequentar as aulas do MOVA-Brasil. Hoje, trabalha como babá e comemora o que chama de fim da cegueira.

Judite veio participar da audiência na Comissão de Educação que debateu os resultados do programa MOVA-Brasil para educação de jovens e adultos. No Brasil, ainda existem 13 milhões de pessoas com mais de 15 anos de idade que não sabem ler nem escrever.

Diante das metas do Plano Nacional de Educação, a deputada Fátima Bezerra, do PT/ RN, acredita que é importante debater projetos de sucesso nessa área.

A secretária de Educação Continuada e Alfabetização do MEC, Macaé dos Santos, acrescenta que o caminho para superar o problema está na articulação de políticas públicas com as iniciativas da sociedade organizada. E que esse mecanismo já está pronto.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES