Câmara Hoje
11/12/2013
Garantia de pagamento de emendas não resolve crise na Comissão de Orçamento
Sem acordo, ficou marcada para terça-feira que vem (17/12) nova tentativa de se votar o Orçamento de 2014. Deputados do PMDB obstruem as votações para forçar o governo a garantir os recursos das emendas parlamentares. Amanhã (12) haverá uma reunião entre os deputados e o vice-presidente da República, Michel Temer, num esforço de entendimento.
O PMDB desconfia que a presidenta Dilma possa vetar, nos próximos dias, o trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias que garante verbas para emendas de deputados e senadores.
A Comissão de Constituição e Justiça tentou costurar um entendimento. Foram admitidas propostas que garantem dinheiro para emendas parlamentares e destinam parte desses recursos para a saúde. Mas as desconfianças permanecem.
No início da noite, o Palácio do Planalto informou que a presidenta Dilma não pretende vetar o trecho da LDO que estava causando descontentamento entre o PMDB. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, convocou os deputados a votarem o Orçamento na semana que vem.