Câmara Hoje
16/05/2013
Câmara Hoje - 13h - 16 de maio de 2013
O Senado tem até a meia-noite de hoje (16) para votar a Medida Provisória dos Portos (MP 595/12). A votação da MP na Câmara foi concluída na manhã de hoje. A sessão extraordinária que aprovou a medida foi a mais longa de todos os tempos na Câmara dos Deputados: quase 23 horas ininterruptas. O Senado Federal já está em sessão extraordinária para análise da proposta, mas a oposição vai questionar por meio de mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) a tentativa de votação da MP, ainda hoje, no Senado.
O texto principal da proposta foi aprovado pelos deputados na terça-feira, mas ainda faltavam os destaques e a redação final. A última sessão extraordinária convocada para encerrar a votação da MP, nesta quarta-feira, durou quase 23 horas. Os deputados permaneceram em plenário durante toda a madrugada e início da manhã, às 9h46, quando a aprovação da medida foi anunciada pelo presidente da Câmara.
O texto da Medida Provisória que seguiu para o Senado é o que foi aprovado pela Comissão Mista que analisou a MP, incluindo uma emenda e três destaques aprovados no Plenário da Câmara. Se a medida provisória for aprovada também no Senado, a lei de 1993, que rege os atuais contratos, perde a validade.
Logo após a sessão extraordinária que confirmou a aprovação da MP dos Portos, nossos repórteres repercutiram a votação com os deputados. Nesta edição, o Câmara Hoje informa sobre o andamento da votação no Senado, apresenta momentos da sessão na Câmara e explica como ficou a MP dos Portos.