Câmara Hoje
06/05/2013
Avanço da pecuária e indústria de cerâmica põem em risco preservação da Caatinga, diz ONG
A caatinga é um tipo de vegetação que predomina em boa parte do Nordeste brasileiro, chegando até o norte de Minas Gerais. Ocupa em torno de 10% do território nacional e tem como principal característica a resistência a baixíssimas quantidades de chuva. Mas boa parte da caatinga original já foi destruída. Para a organização não governamental Associação Caatinga, que luta pela preservação desse bioma, ao contrário do que parece, a caatinga é muito útil para o nordestino.
Em audiência pública na Comissão de Meio ambiente, representante da ONG The Nature Conservancy (TNC), com representação em 35 países, explicou que o avanço da pecuária e a utilização de lenha na indústria de cerâmica são duas fontes de destruição da caatinga. Ainda segundo a ONG TNC, a caatinga é atualmente um dos biomas que recebem menos atenção do ponto de vista da conservação no país, embora seja o único bioma exclusivamente brasileiro.
No encontro, os participantes reforçaram o debate sobre as propostas em análise na Câmara que tornam a caatinga patrimônio nacional.