Câmara Hoje
03/03/2011
Ciclistas protestam contra o atropelamento em Porto Alegre
Um protesto diferente: um grupo de ciclistas pedalou até o Congresso para exigir reforma nas leis de trânsito e nos códigos penal e de processo penal, a fim de apertar o cerco em torno dos responsáveis por crimes no trânsito.
Os ciclistas lembraram o dia 25 de fevereiro deste ano, em Porto Alegre, quando uma manifestação pró-bicicleta se transformou em tragédia. Quarenta pessoas feridas, felizmente nenhuma morte. Mas houve, sim, um enterro e também um luto. Em Brasília, o Código Penal e o Código de Trânsito Brasileiro foram sepultados.
O deputado José Stédile quer propor novas regras para o Código de Trânsito Brasileiro. A Câmara já tem um projeto pronto para ser votado em plenário sobre o assunto. A principal proposta é criar a figura do homicídio doloso.
Para o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que é membro da Comissão de Viação e Transportes, há um tratamento legal inadequado, como se os crimes de trânsito fossem de segunda classe. A necessidade de mudança cultural também é apontada pelo organizador da manifestação de ciclistas, Uirá Lourenço.
Créditos / Câmara Hoje:
Tiago Ramos - Reportagem
Carolina Cambiaghi – Produção
Dep. José Stédile (PSB-RS)
Dep. Hugo Leal (PSC-RJ)
Uirá Lourenço - ONG Bicicletada-DF (organizador da manifestação)