Câmara Hoje

09/12/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

09/12/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Conferência discutiu impasses ambientais no crescimento das cidades

Durante dois dias, especialistas, entidades da sociedade e deputados discutiram os rumos da expansão urbana no Brasil. Foi a 11ª Conferência das Cidades, organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.
As cidades crescem, mas nem por isso se tornam melhores: é o trânsito esgotado, a expansão sem planejamento, a moradia em área de risco. Na América Latina, mais de R$ 100 milhões de pessoas moram em favelas. No Brasil, metade da população vive concentrada em 12 aglomerações urbanas. Junto com esse crescimento desordenado vem a indiferença com o meio ambiente, degradado para dar lugar ao homem.
Essa relação complicada foi o tema da 11ª Conferência das Cidades, que aconteceu terça e quarta na Câmara. A especialista em planejamento urbano Maria do Carmo defende que o zoneamento ambiental seja requisito obrigatório para a realização do plano diretor dos municípios. Só assim as cidades cresceriam respeitando o meio ambiente. A cidade de São Paulo serviu de exemplo para mostrar os estragos que a falta de planejamento urbano e as mudanças climáticas têm feito nos municípios.
Este especialista no tema apontou saídas para frear problemas gerados pelo aumento da temperatura. Mas, muitas vezes, o desenvolvimento de projetos nas cidades esbarra na legislação. Esta é a opinião desta especialista em Direito Socioambiental. Segundo ela, a União vai além de suas competências, incluindo nas leis federais minúcias que amarram os prefeitos.
No último dia da conferência, a Comissão de Desenvolvimento Urbano entregou, como em todos os anos, o selo cidade cidadã. É um reconhecimento àqueles municípios que, mesmo com todas as dificuldades, conseguem amenizar problemas e proporcionar uma vida melhor aos moradores.
Contagem, em Minas Gerais, e Rio Branco, no Acre, foram as cidades premiadas na categoria mais de 100 mil habitantes. Entre as cidades com menos de 100 mil habitantes, venceram Penápolis, em São Paulo, e Ubá, em Minas Gerais.

CRÉDITOS
1. MARIA DO CARMO - Especialista em Planejamento Urbano - UnB
2. MÁRCIO FORTES - Ministro das Cidades
3. CARLOS NOBRE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
4. SAMANTA PINEDA - Especialista em Direito Socioambiental
5. DEP. HUMBERTO SOUTO - PPS/MG - Pres. Comissão Desenvolvimento Urbano
6. ANA CHALUB - Repórter

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES