Câmara Hoje
08/12/2010
Conferência das Cidades: especialistas alertam para efeitos do aquecimento global
Terminou hoje, na Câmara, a 11ª Conferência das Cidades. O tema deste ano foi "O Futuro das Cidades no Novo Contexto Socioambiental". O objetivo foi identificar problemas e propor soluções para a existência em harmonia entre cidade e meio ambiente. Pela manhã, especialistas alertaram deputados e outros participantes para uma realidade assustadora: os efeitos das mudanças climáticas nas cidades brasileiras.
São Paulo: nenhuma outra cidade brasileira foi mais afetada pela mudança climática. O aumento da temperatura na terra, que em 100 anos pode subir até 4 graus em algumas regiões do Planeta, causou na cidade de São Paulo tragédias como estas: alagamentos, deslizamentos, doenças provocadas pela água parada das chuvas. Ou pela piora na qualidade do ar, que ficou mais seco. Por isso, São Paulo foi um dos exemplos apresentados na 11ª Conferência das Cidades. Este especialista no tema apontou saídas para frear os impactos do aumento da temperatura nos centros urbanos.
Para o jornalista André Trigueiro, um dos participantes, eventos extremos, provocados pelo aquecimento global, podem ficar mais graves se não houver ação política de prefeitos, governadores e de outros gestores das cidades.
Créditos:
1- Carlos Nobre - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
2- André Trigueiro - Jornalista e professor da PUC
3- Paula Bittar - Repórter
4- Chica do PT - Prefeita de Carinhanha - Bahia
5- Dep. Cássio Taniguchi (DEM-PR)