Câmara Hoje
07/12/2010
Conferência das Cidades discute os rumos da expansão urbana no país
Durante dois dias, hoje e amanhã, especialistas, entidades e deputados discutem os rumos da expansão urbana no Brasil. É a 11ª Conferência das Cidades, organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.
As cidades crescem, mas nem por isso se tornam melhores: é o trânsito esgotado, a expansão sem planejamento, a moradia em área de risco. Na América Latina, mais de 100 milhões de pessoas moram em favelas. No Brasil, metade da população vive concentrada em 12 aglomerações urbanas. Junto com esse crescimento desordenado vem a indiferença com o meio ambiente, degradado para dar lugar ao homem.
Essa relação complicada é o tema da 11ª Conferência das Cidades, que começou nesta terça-feira aqui na Câmara. A especialista em planejamento urbano, Maria do Carmo, defende que o zoneamento ambiental seja requisito obrigatório para a realização do Plano Diretor dos Municípios. Só assim as cidades cresceriam respeitando o meio ambiente.
O ministro das Cidades, Márcio Fortes, afirmou que o governo está preocupado com a integração de políticas públicas. Por isso, além dos R$ 121 bilhões previstos para o programa de habitação do governo, há também previsão orçamentária para saneamento, mobilidade e pavimentação.
O deputado Zezéu Ribeiro, da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, lembra a importância do Estatudo das Cidades para nortear o desenvolvimento urbano sustentável.
CRÉDITOS
1.IMAGENS DE ARQUIVO
2. Reportagem - ANA CHALUB
3.MARIA DO CARMO - Prof. de Planejamento Urbano/ UnB
4.DEP. MÁRCIO FORTES - Ministro das Cidades
5.DEP. ZEZÉU RIBEIRO - PT/BA