Câmara Hoje
10/11/2010
Exposições na Câmara homenageiam o Dia da Consciência Negra
No Brasil, país fruto da mistura de raças, há um dia dedicado a pensar sobre as raízes negras na sociedade atual. 20 de novembro é o dia da Consciência Negra, uma referência à morte de zumbi dos palmares. Em homenagem à data, há uma série de atividades na Câmara que mostram muita arte, cor e sabores que fazem parte da herança africana na nossa história.
Tecidos criados na Bahia com trama e cores de herança africana. São panos de Alaká, uma tecelagem tradicional de povos da África ocidental que, no Brasil, são produzidos no terreiro do Ilê, na Bahia. Estão expostos na Câmara dos Deputados até o fim de dezembro.
A culinária brasileira também foi influenciada pelos temperos africanos. A prova está na feijoada, claro, nos acarajés e muito mais....Tudo bem lembrado nesta exposição organizada pela Câmara e a Confederação Nacional do Comércio. Na abertura, uma degustação apreciada por deputados e outros convidados, entre eles o ministro da Igualdade Racial.
E aqui, beleza, força, orgulho. Herança que as mulheres africanas deixaram de presente pra diferentes culturas. Nesta mostra, a fotógrafa Angéle Essamba exibe fotos de africanas e afrocolombianas numa exposição no Centro Cultural Zumbi dos Palmares, na Câmara. As fotos destacam a força e a delicadeza do trabalho feminino. Num olhar, a beleza da mulher negra. Nos pés, a pintura: vaidade ou arte? Angéle, que nasceu em Camarões, na África, explica que a proposta do seu trabalho é romper com os estereótipos da mulher submissa e oprimida e ressaltar a mulher forte e alegre, que se assume.
A mostra "Herança Africana: Retratos das Mulheres Africanas e Afro-colombianas" está na sala de exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares até o dia 2 de dezembro, das 9h às 17h. Já a exposição sobre a culinária africana está no 10º andar, no Anexo 4, até o dia 22 de dezembro, sempre das 9h às 18h. No mesmo lugar também até o fim de dezembro você pode visitar a exposição de tecelagens africanas.
Créditos:
1- Reportagem Vera Morgado
2- Elói Ferreira – Ministro-chefe da Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial