Câmara Hoje
04/11/2010
Terapia genética e dieta balanceada podem curar depressão
A revista Isto É desta semana traz uma reportagem especial sobre depressão: “Estima-se que cerca de 30% dos portadores de depressão não respondam positivamente ao tratamento inicial, à base de antidepressivos. É um índice alto demais. Por essa razão, há um esforço mundial para buscar alternativas que, junto com o arsenal de medicamentos disponíveis, garantam assistência a todos os doentes. Na última semana, pesquisadores de duas renomadas instituições americanas – a New York Presbyterian Hospital/Weill Cornell Medical Center e Rockefeller University – anunciaram o êxito de uma experiência que pode ser decisiva nesse sentido. Os cientistas divulgaram os resultados do primeiro e bem-sucedido teste usando a terapia genética contra a enfermidade” (...).
A reportagem da revista ISTO É também traz uma receita que pode ajudar a evitar a depressão: o grande consumo de azeite, grãos integrais, legumes, frutas e verduras – a chamada Dieta Mediterrânea.
O psiquiatra Leonardo Moreira e a psicóloga Célia Moreira da Silva comentam os avanços da ciência, como a terapia genética, medicamentos que já estão no mercado, a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada, como a Dieta Mediterrânea, no tratamento e prevenção da depressão.
Créditos:
- Leonardo Moreira - psiquiatra
- Paula Medeiros – repórter
- Célia Moreira da Silva – psicóloga
- Mariana Przytyk – repórter