Câmara Hoje

19/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Estatuto do Idoso representa avanço na legislação, mas nem sempre é cumprido

O Estatuto do Idoso foi criado para garantir os direitos dos brasileiros com mais de 60 anos, mas a lei nem sempre é cumprida. O deputado Ribamar Alves (PSB-MA) sugere a aplicação de sanções para quem desrespeitar os mais velhos, como multas.
Para o médico presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do DF, Marcelo de Faveri, o Estatuto do Idoso representou um grande avanço. O entrevistado questiona, no entanto, a efetividade de multar quem descumprir a lei. Na opinião dele, o respeito ao envelhecimento requer uma mudança social; é um longo processo, que envolve a melhoria das condições de vida de toda a população.
Para a coordenadora da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado, o SUS deve atender bem todos os brasileiros; mas o Governo tem se preocupado bastante com os idosos em estado de vulnerabilidade, que necessitam de medicamentos e atendimento especializado. O Ministério da Saúde também tem promovido oficinas de prevenção de quedas e osteoporose em vários municípios. “Precisamos fazer uma grande campanha que conscientize crianças, adultos e idosos da importância de promover um envelhecimento saudável”, declara. “O estatuto foi um grande avanço na legislação e estamos trabalhando para que seja cumprido”.

Créditos:
- Deputado Ribamar Alves (PSB-MA)
- Marcelo de Faveri - presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Distrito Federal
- Paula Medeiros - repórter
- Luiza Machado - coordenadora da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde
- Mariana Przytyk - repórter

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES