Câmara Hoje
18/10/2010
Argumento da economia de energia justifica horário de verão?
As regiões Norte e Nordeste não entram no horário de verão porque lá a incidência de sol tem pouca variação durante o ano. Aproveitar essa variação é justamente a principal justificativa de quem defende o horário de verão, mas não é o único argumento.
Mais de 80 países do mundo todo adotam o horário de verão, incluindo países integrantes do Mercosul. Na opinião do economista Newton Marques, toda a economia é válida, e o horário de verão é bem-vindo no País.
Mas para muita gente que tem de sair da cama mais cedo, antes do sol nascer, nenhum desses argumentos convence. Há também quem reclame que não vê, na prática, a economia produzida durante a vigência do horário de verão.
Alguns deputados concordam que há muito transtorno para pouca economia. Três projetos em análise na Câmara instituem o fim do horário de verão. De Montevidéu, o deputado Valdir Colatto (PMDB- SC) declarou que há outras formas de poupar energia.
De acordo com o consultor legislativo Edmundo Montalvão, a principal razão do horário de verão é que no período de verão, por causa do uso do ar condicionado, aumenta o gasto de energia elétrica e o risco de apagão. E é por causa desse estresse natural do verão, e não pela energia, que o Governo recorre ao horário de verão. Para ele, se houvesse um investimento contínuo em geração e distribuição de energia, o Brasil poderia ficar sem horário de verão.
Créditos:
- Cid Queiroz - repórter
- Newton Marques - economista
- Ariadne Oliveira - repórter
- Edmundo Montalvão - consultor legislativo do Senado
- Deputado Valdir Colatto (PMDB- SC)