Câmara Hoje

31/08/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

31/08/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Brasil já registra mais de 250 mil focos de incêndio

Só neste mês de agosto já foram registrados mais de 250 mil focos de incêndio no País. O bioma mais atingido é o Cerrado, principalmente no estado de Mato Grosso, que concentra 27% do total de queimadas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 67% dos focos estão localizados em terras particulares, o que pode indicar que a culpa não é apenas do clima seco, mas também dos fazendeiros.
Os focos de incêndio este ano são considerados bastante expressivos por causa da seca, mas o registro de queimadas não é superior a 2007, quando foi registrado o maior número de incêndios dos últimos cinco anos. Os estados mais afetados foram Mato Grosso, com 27% das queimadas; Pará, com 26%; e Tocantins, com 13%. A ministra do Meio Ambiente destaca as providências que estão sendo tomadas para conter as queimadas.
O problema mais grave acontece nos parques, onde o fogo se alastra muito rápido. O Parque Nacional do Araguaia, em Tocantins, registrou mais de 5 mil focos de calor somente no mês de agosto. A Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, no Pará mais 4 mil focos. No total foram registrados mais de 250 mil focos de calor em todo o país. Sendo 12% em unidades de conservação, 13% em terras indígenas e 8% em assentamentos.
No Parque Nacional das Emas, em Goiás, o fogo atingiu, em apenas dois dias, 90% da área. A queimada está sendo investigada e o responsável poderá pegar prisão de 2 a 4 anos e ser condenado a pagar uma multa de R$ 50 milhões.
O médico pneumologista alerta para os danos à saúde provocados pela seca e as queimadas.

Créditos:
- Izabella Teixeira - ministra do Meio Ambiente
- Ricardo Martins - médico pneumologista

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES