Câmara Hoje
18/08/2010
Entidades ameaçam paralisação geral do sistema penal
Governo e Oposição ainda não chegaram a um acordo para votação das propostas na pauta do Plenário da Câmara. Até agora, nada foi votado no esforço concentrado. Enquanto o Governo quer votar três medidas provisórias que estão na pauta, a Oposição só aceita votar o projeto que regulamenta a Emenda 29.
A PEC 300, que estabelece um piso salarial nacional para os policiais, e a PEC 308, sobre a criação da Polícia Penal, estão entre as matérias que podem ser analisadas. Insatisfeitos com a demora na votação representantes dos policiais e dos agentes penitenciários invadiram o Salão Verde.
Francisco Rodrigues, diretor da Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários, informa que haverá uma reunião nesta quarta (18/8) e ameaça uma greve nacional de todo o sistema penal e da força de segurança pública se não forem votadas a PEC 300 e a PEC 308. Ele critica o Governo, que insiste em votar MPs sobre a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 – eventos em que a segurança pública é imprescindível.
CRÉDITOS
Paula Medeiros – Repórter
Francisco Rodrigues – Diretor da Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários
Dep. Zenaldo Coutinho (PSDB-PA)
Dep. Cândido Vaccarezza (PT-SP)