Câmara Hoje

01/07/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/07/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara debate medidas para construção de moradias sustentáveis

Em tempos de aquecimento global, casa inteligente passa pela sustentabilidade. Economia de água e luz, coleta de lixo seletiva, e muito verde. Na Câmara, deputados estudam medidas que podem ajudar cada brasileiro a reduzir o impacto da construção civil no meio ambiente.
Há três anos, a ambientalista Beatriz Shacti decidiu morar numa casa sustentável. Reaproveitamento da água da chuva, aquecimento com energia solar, lâmpadas econômicas e muita luz natural, banheiro a seco, substituição de tijolos por taipa de barro, além da manutenção da vegetação original em toda área verde são algumas das medidas tomadas para manter a casa ecologicamente correta. Beatriz garante que a despesa para construção foi a mesma ou até menor do que a de uma casa padrão. Sem falar na economia do dia-a-dia.
Neste seminário, promovido pelas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente, deputados e especialista avaliam a importância de soluções de arquitetura e urbanismo para a redução de custos e impactos nas obras e a busca pelo aumento da sustentabilidade dos ambientes construídos.
O governo federal já começa a aplicar a construção sustentável em programas habitacionais. Mas não adianta governo e empresas se preocuparem com sustentabilidade das construções se o cidadão não colaborar. Meio Ambiente é antes de tudo uma questão de responsabilidade individual.

Créditos:
1-Beatriz Shatky - Ambientalista
2- Produção Melina Sales
3- Reportagem Adriana Marcondes
4- Marcia Kumer - Superintendente da Caixa Econômica Federal
5- Dep Paulo Teixeira (PT-SP)
6- Mario Mantovani - SOS Mata Atlântica

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES