Câmara Hoje
19/05/2010
Relatório recomenda proibição do amianto no Brasil
O deputado Edson Duarte (PV-BA) apresentou nesta quarta (18/05) à Comissão de Meio Ambiente relatório que recomenda a proibição do uso do amianto no Brasil. Mas a votação do texto foi adiada. Deputados que são contra a proibição pediram mais tempo para analisar o relatório.
O Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo. A única mina hoje em atividade fica em Minaçu, no norte de Goiás. O amianto está presente em materiais comuns, como caixas d´água e telhas. O problema é que foi classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como cancerígeno.
Entre as principais doenças relacionadas ao contato com o produto estão a abestose, uma espécie de fibrose que leva à diminuição da capacidade respiratória. Causada pela deposição de fibras de amianto nos alvéolos pulmonares. O mesmo processo pode levar ao câncer de pulmão. Também estão relacionados à exposição ao amianto câncer de laringe, do trato digestivo e de ovário.
A utilização do mineral no Brasil está em análise pela Câmara. Não há consenso. Trabalhadores do setor dizem que as medidas adotadas pela indústria no país tornam a atividade segura.
O grupo de trabalho da Comissão de Meio Ambiente que estudou o uso do amianto no país recomenda a proibição do produto. O relator, deputado Edson Duarte (PV-BA), contesta a eficácia das medidas de segurança adotadas pela indústria.
Créditos:
- Mariana Przytyk - repórter
- Adilson Conceição Santana - Comissão Nacional dos Trabalhadores do Amianto
- Deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO)
- Deputado Edson Duarte (PV-BA) – relator
Texto atualizado em 20/05/10, às 9h59.