Câmara Hoje
18/05/2010
Parlamentares lembram Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças
Hoje (18/05) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi lembrada pelo Governo Federal e por parlamentares. A denúncia é a principal ferramenta no combate à pedofilia.
O Disque Denúncia, do Governo Federal, recebe em média 80 ligações por dia sobre abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes. Na maioria das vezes, o crime é praticado dentro de casa por pessoas conhecidas da vítima.
Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual contra Crianças e Adolescentes, Organizações Não Governamentais em defesa dos direitos humanos plantaram flores simbólicas. Dayana Bárbara Santos, de 24 anos, teve um motivo a mais para participar do evento. Ainda criança, foi adotada por uma família e sofreu abuso sexual praticado por outro filho adotivo.
Numa solenidade no Ministério da Justiça, o governo explicou o que vem sendo feito no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Também foi lançado o Prêmio Neide Castanha, que vai homenagear pessoas e entidades que ajudam a combater a violência sexual contra menores. Neide, que morreu no início do ano, dedicou grande parte da vida na luta contra esse tipo de crime. Neide Castanha também foi homenageada em sessão solene.
A Câmara dos Deputados analisa 21 propostas de combate ao abuso e à exploração sexual de menores. Dez delas tornam o crime hediondo.
Quem tiver qualquer informação sobre abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes deve ligar para o Disque Denúncia, cujo número do telefone é 100. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.
Créditos:
- Mariana Przytyk - repórter
- Paulo Vannuchi - secretário nacional de Direitos Humanos
- Dayana Bárbara Santos Coqueiro - Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças
- Carmen Oliveira - secretária nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes
- Márcia Lopes - ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
- Elisa Lucinda - atriz
- Deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE)
- Deputado Pedro Wilson (PT-GO)
Texto atualizado em 18/05, às 15h54