Câmara Hoje

06/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Parlamentares criam frente de combate ao crack

Foi criada a Frente Parlamentar de Combate ao Crack. Mais de 300 deputados e senadores participam do grupo, que vai discutir propostas emergenciais para deter o crescimento do uso do crack no Brasil.
A droga é derivada da cocaína e consumida, principalmente, pela população de rua por causa de seu baixo preço. Uma pedra custa, em média, R$ 5. Quando inalado, o crack proporciona um estado de euforia, que dura cerca de 20 minutos. Depois da euforia, o desânimo. É quando o usuário sente necessidade de inalar novamente. Segundo especialistas, o crack vicia depressa. Por isso, no Brasil, são mais de 600 mil viciados, de acordo com o Ministério da Saúde.
Na primeira reunião da Frente de Combate ao Crack, Murilo, ex-viciado, contou que o vício o levou à falência. Hoje, doze anos depois, ele coordena uma comunidade terapêutica anti-drogas.
O ex-ministro da Saúde, Alceni Guerra, defende ações enérgicas contra o crack, como a internação, que hoje é proibida por lei. Já o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acredita que o governo está no caminho certo ao privilegiar o atendimento humanizado, que não isola o paciente.

Créditos:
- Reportagem - Ana Chalub
- Deputado Fábio Faria (PMN-RN) - coordenador da Frente Parlamentar
- Murilo Vieira do Amaral - ex-usuário
- Gabrielle Bocchese da Cunha - pediatra
- Deputado Alceni Guerra (DEM-PR)
- José Gomes Temporão - ministro da Saúde

Texto atualizado em 07/04/10, às 11h28.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES