Câmara Hoje
14/04/2010
Comissão discute violência no campo
No próximo sábado (17/04) será comemorado o Dia Nacional da Reforma Agrária. A data faz alusão ao massacre de Eldorado do Carajás, ocorrido em 1996. Na época, 19 lavradores foram assassinados num conflito com a Polícia Militar. Dos 155 policiais envolvidos, só dois foram condenados e mesmo assim cumpriram a pena em liberdade.
Segundo dados do IBGE, o cenário não mudou muito: 14 anos depois, apenas 1% dos proprietários rurais são donos de quase a metade das terras agrícolas. A concentração de terras foi o assunto debatido nesta quarta (14/04) pela Comissão de Legislação Participativa.
A concentração de terras no Brasil é uma das causas da violência no campo. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, entre 1985 e 2009 foram 1,5 mil mortes. A Comissão de Legislação Participativa discutiu a violência no campo e a tentativa de criminalizar os movimentos sociais. Para este deputado, duas mudanças podem ser feitas para garantir mais terras e menos violência.
Por outro lado, parlamentares da bancada ruralista lançam campanha para coibir as ações do Movimento dos Sem Terra neste mês, o chamado Abril Vermelho, e punir líderes de movimentos sociais.
Créditos:
- Reportagem - Paula Bittar
- Deputado Dr. Rosinha (PT-PR)
- Deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) – presidente da Comissão de Agricultura
- João Pedro Stédile - líder do MST
Texto atualizado em 15/04/10, às 9h40.