Câmara Hoje
05/04/2010
Território do Pará pode dar origem a três estados distintos
Nos próximos dias, o Plenário pode votar o projeto sobre a criação de dois novos estados: o de Carajás e o de Tapajós. Os dois nasceriam da divisão do Pará, num caso inédito em que um estado daria origem a três novas unidades federativas. O projeto em análise na Câmara, já aprovado pelo Senado, autoriza a realização do plebiscito para saber se a população tem ou não interesse na mudança.
O principal argumento de quem quer dividir o Pará vem dos números. O estado tem mais de 1,2 milhão quilômetros quadrados. Para se ter uma ideia, isso é mais do que a soma das áreas de Portugal e Espanha. A distância seria um fator contrário ao desenvolvimento de todo o estado. Argumento utilizado para a criação do Tocantins.
A divisão do Pará daria origem a dois outros estados: o Tapajós e Carajás. Tapajós nasceria com 25 municípios e uma população de pouco mais de um milhão de habitantes. Carajás, teria 39 municípios e quase 1,5 milhão de habitantes.
A criação dos estados depende primeiro de uma discussão política. O plebiscito precisa de autorização do Congresso. No Senado, ele já foi aprovado. Na Câmara, ainda não foi votado.
Se o projeto que autoriza o plebiscito for votado e aprovado pela Câmara, haverá um prazo de seis meses para que a consulta popular seja organizada e realizada.
Créditos:
- Deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA)
- Deputado Zé Geraldo (PT-PA)
- Tiago Ramos – repórter
Texto atualizado em 06/04/10, às 10h13.