Câmara Hoje
03/11/2009
Seminário discute piso salarial e para agentes de saúde
Uma proposta de emenda à Constituição em análise na Câmara cria um plano de carreira e estabelece um piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e para os agentes de combate às endemias. A comissão especial criada para analisar a proposta realizou um seminário para discutir o assunto.
Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias vão de casa em casa para examinar os moradores, verificar as condições de vida da população e dar dicas de saúde. Só no ano passado os mais de 300 mil agentes espalhados pelo Brasil fizeram cerca de 370 milhões de visitas domiciliares. O acompanhamento de perto tem resultado. Atribui-se ao trabalho dos agentes de saúde a diminuição do índice de mortalidade infantil, o crescimento da participação dos brasileiros nas campanhas de vacinação e o aumento da atenção pré-natal às gestantes do país.
Um seminário na Câmara discutiu a proposta de emenda à Constituição que cria um piso salarial único para a categoria em todo o país e prevê um plano de carreira para os agentes.
Créditos:
- Ruth Brilhante de Souza – presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde
- Reportagem - Mariana Przytyk
- Deputada Fátima Bezerra (PT-RN) – relatora