Câmara Hoje
01/09/2009
Parlamentares discutem preparativos para conferência sobre clima
A Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas se reuniu nesta terça (01/09) com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Os parlamentares queriam ouvir dele quais são os planos do governo brasileiro para a Conferência das Nações Unidas (COP-15), que será realizada em dezembro em Copenhagen, na Dinamarca. Ativistas de organizações não-governamentais acompanham de perto os preparativos.
No evento, serão definidas as metas mundiais de redução na emissão de gases para depois de 2012. O Greenpeace instalou relógios de contagem regressiva em seis capitais e cobra do governo e do Congresso a definição de políticas de preservação.
O ministro Carlos Minc quer a ajuda do Congresso para mostrar em Copenhagen alterações positivas na legislação brasileira. Para isso, pediu que os integrantes da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas que escolham cinco ou seis projetos sobre o meio ambiente que estejam prontos para votação. A idéia é convencer as lideranças partidárias da Câmara e do Senado e votar todos os projetos em um único dia.
Créditos:
- Nilo D´Ávila - representante do Greenpeace
- Deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) - Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas
- Fabiana Melo - repórter
- Carlos Minc - ministro do Meio Ambiente
- Deputado Sarney Filho (PV-MA)