Câmara Hoje
26/08/2009
Divulgado ranking da baixaria na TV
A participação do poder Legislativo na preparação da primeira Conferência Nacional de Comunicação teve mais um avanço hoje (26/08), com a realização de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Na mesma reunião, foi anunciada a lista dos programas que mais receberam denúncias por apelarem à baixaria em busca de audiência.
Em primeiro lugar, o programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes, por desrespeito às torcidas, incitação á violência e vocabulário impróprio para o horário. Em segundo lugar, Pânico na TV, da Rede TV, por expor pessoas ao ridículo, conter forte apelo sexual e usar palavras de baixo calão. Em terceiro lugar, o programa Superpop, também da Rede TV, por excesso de nudez e exposição de pessoas ao ridículo. Pela primeira vez, dois programas locais foram denunciados: Na Mira, da TV Aratu de Salvador, por sensacionalismo, apologia à violência e desrespeito, e Se Liga, Bocão, da TV Itapoan, também de Salvador, por desrespeito, incitação ao ódio e à violência.
Daqui pra frente as denúncias encaminhadas à comissão que coordena o Projeto "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" chegarão em tempo real ao conhecimento da Procuradoria da República, que já poderá tomar as primeiras providências, inclusive o pedido de suspensão da veiculação de algum programa.
Créditos:
- Reportagem - Paulo José Cunha
- Deputada Luiza Erundina (PSB-SP)
- Jonas Valente - Coletivo Intervozes
- Roseli Goffman - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
- Ricardo Morethson - Conselho Federal de Psicologia
- Deputado Pedro Wilson (PT-GO)
- Marcus Vinícius Aguiar - Procurador da República