Brasilidade
08/05/2015
Cachaça
A cachaça é quase tão antiga quanto o próprio Brasil. Surgiu junto com a introdução da cana-de-açúcar e já nasceu clandestina, pois concorria com o vinho e a bagaceira produzidos em Portugal.
De tão popular e consumida, era usada como moeda de troca no comércio de escravos que vinham da África, o que motivou a primeira grande rebelião do Brasil Colônia, a Revolta da Cachaça, em 1660. Já legalizada, foi o primeiro produto produzido no Brasil a ser exportado para a Austrália, então colônia britânica no século XVIII.
Apesar de muito apreciada e amplamente consumida, perdeu prestígio a partir do ciclo do café, no século XIX, passando a ser associada ao povão: virou "bebida de ralé". Só no final do século passado é que passou a ser novamente valorizada pelos brasileiros. Ganhou qualidade e hoje é envelhecida em barris de madeira, igual a outros destilados famosos como uísque e conhaque.
Celebrada até em animação dos Estúdios Disney, a cachaça é um dos produtos mais fortemente associados à brasilidade fora do país.
Ficha Técnica
Direção, roteiro e pesquisa: André Bergamo
Edição e finalização: Felipe da Cunha
Produção: Pedro Henrique Sassi
Imagens: Flávio Estevam
Auxiliar de cinegrafista e som direto: Alessandro Palmier
Videografismo: Pedro Mafra
Músicas
Cachaça
Carmem Costa & Colé / Copacabana/Microservice
Quilombos
Batacotô – part. Gilberto Gil / Velas/Universal Music
Down Under
Men at Work / CBS/Columbia Records
The Forward March
Coope, Boyes & Simpson / World Music
Moda da Pinga
Inezita Barroso / RCA Victor/Sony Music
Na Batucada da Vida
Carmen Miranda
RCA Victor/Sony Music
Corta-Jaca
Chiquinha Gonzaga /
Domínio Público
Fica
Chico Buarque
RGE/Som Livre
Eu Bebo Sim
Elizeth Cardoso
Copacabana/Microservice
Sobre a série Brasilidade
Temas formadores da identidade brasileira. Artes, tradições e festas populares, além de gastronomia e movimentos urbanos, são apresentadas como parte do mosaico das diversas manifestações representativas da cultura brasileira.
