Brasilidade
28/06/2013
Cobogó
Inspirado em elementos da arquitetura colonial, o cobogó surgiu em Pernambuco no final dos anos 1920. Adequado ao nosso clima tropical, disseminou-se na construção civil brasileira nas décadas seguintes. Elemento vazado de estrutura modular, pode ser fabricado em larga escala e com baixo custo de produção.
Foi incorporado pelo Movimento Modernista nos anos 1950 e acabou consagrado definitivamente na arquitetura residencial de norte a sul do país, especialmente depois da construção de Brasília.
O cobogó garante luminosidade e ventilação a ambientes internos de modo sustentável, e as infinitas variedades de formas e dimensões trazem graciosidade geométrica às construções. Por tudo isso, o cobogó se caracteriza como traço peculiar de um modo de habitar genuinamente brasileiro.
Ficha Técnica
Direção, Roteiro e Pesquisa: André Bergamo
Produção: Pedro Henrique Sassi e João Gollo
Imagens: Edson Cordeiro e Cláudio Adriano
Auxiliares: Alessandro Palmier, Diogo Farias e Misael do Rosário
Edição: Felipe da Cunha
Videografismo: Estevão Mendes
Trilha Original: Alberto Valério
Imagens adicionais: Pedro Henrique Sassi e Fábio Miranda de Almeida
Narração: Pedro Henrique Sassi
Sobre a série Brasilidade
Temas formadores da identidade brasileira. Artes, tradições e festas populares, além de gastronomia e movimentos urbanos, são apresentadas como parte do mosaico das diversas manifestações representativas da cultura brasileira.
