Brasil em Debate

21/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

21/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Deputados Ronaldo Nogueira (PTB-RS) e Henrique Fontana (PT-RS) discutem sobre as dívidas dos estados

No segundo semestre de 2013, o país assistiu a uma intensa mobilização de governadores e prefeitos que queriam renegociar suas dívidas com a união.

O problema é antigo. No final dos anos 90, diante das dificuldades de gestão em estados e municípios, a união assumiu suas dívidas e virou credora. Com a economia ainda inflacionada, essas dívidas estavam sendo corrigidas pelo IGP mais 7,5% ou 9% ao ano.

O governo aceitou rever essa situação e concordou em mudar o índice retroativamente para um índice mais favorável aos devedores. A proposta, de correção pelo IPCA mais 4%, já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, mas ainda tem de passar pelo Senado, onde está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça. Apesar de muito festejado na época, parece que agora esse acordo não agrada muito à equipe econômica. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu que o Senado veja com cautela a fixação desse novo índice.

Os convidados para debater o assunto são os deputados Ronaldo Nogueira (PTB-RS) e Henrique Fontana (PT-RS).

Brasil em Debate

Diferentes pontos de vista marcam os debates sobre assuntos de interesse nacional.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE